Ensolare - Energia Solar

Aguarde, carregando...

Vale mais a pena fazer com capital próprio ou financiado

Vale mais a pena fazer com capital próprio ou financiado
Leonardo  Ribas
Por: Leonardo Ribas
Dia 14/07/2021 15h00

À vista ou financiado?

Existem inúmeras formas para metrificar a viabilidade de um sistema solar fotovoltaico, para mim, sem sombra de dúvidas é melhor colocar o projeto em rendimento de capital e comparar com outros tipos de investimento, mas fique tranquilo que é mais fácil do que parece.

Como fazer?
 “Ah, mas como faço isso?” Calma! Não é difícil. Use o valor da economia mensal, divide pelo valor total do projeto e multiplica por 100. 

Provavelmente você vai encontrar algum número entre 1,5 e 2,5% a.m. Agora, após transformar em rendimento de capital, fica mais fácil de comparar e metrificar. Claro, não há liquidez desse dinheiro investido e você não pode tirá-lo quando quiser, ou convertê-lo em dinheiro de fato, mas não muda o fato de que ele vai te deixar um dinheiro recorrente todos os meses, sua economia, afinal, você paga conta de energia todo mês, não paga?

Enfim, a conta que você precisa fazer é justamente essa: O quanto você consegue render seu dinheiro atualmente? Você não precisa me responder, vou exemplificar: com o 100% do CDI atual, você conseguiria 1,9% a.a., a grosso modo 0,15% a.m., ou mesmo a poupança, que está pagando 0,11% a.m.

Aviso também, que cada caso é um caso, certo? Já conversei com empresários que me falaram, “Se eu investir na minha empresa, me rende 7% a.m. facilmente”.

E se o rendimento do fotovoltaico for superior ?
Se o rendimento do fotovoltaico for superior ao rendimento dos seus investimentos, então faça de capital próprio, pois você renderia o que a aplicação te paga atualmente e ainda mais, não justifica você entrar em um financiamento, a não ser que prefira conservar seu capital de giro. 

E claro, se você não tem capital para pagar à vista, vale a pena implantar o fotovoltaico com capital financiado, afinal, é um dos, se não o melhor investimento da atualidade. Bora fazer um orçamento na Ensolare, em 5 minutinhos? Comentem aqui embaixo o rendimento de capital de vocês, abraços, até a próxima.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas.