Ensolare - Energia Solar

Aguarde, carregando...

Não regularizar o sistema fotovoltaico.

Não regularizar o sistema fotovoltaico.
Leonardo  Ribas
Por: Leonardo Ribas
Dia 16/07/2021 15h00

Cuidado!

Por conta das possíveis mudanças regulatórias, viralizaram vários vídeos no youtube recomendando a implementação do sistema fotovoltaico sem regularização - sendo ele on ou off grid. Aqui vai a opinião da Ensolare! Boa leitura. 

Você sabia que pode ser multado, ou até considerado com “gato” se não regularizar seu sistema? Chega mais que vou te explicar.

Antes de mais nada, precisamos pontuar 2 situações: a medição feita por medidores analógicos ou por medidores digitais.

Primeiramente, já deixamos claro que instalar um projeto solar fotovoltaico sem regularização é ilegal, afinal envolve a rede pública e não houve nenhuma avaliação de um engenheiro responsável anteriormente à instalação, ou seja, passível de erros ou acidentes.

Medidor analógico
Quando geramos mais energia do que consumimos em um medidor analógico, o disco do medidor começa a girar ao contrário - teoricamente você está economizando, mas como ninguém está registrando seus créditos, você não pode reavê-los ou enviar para outro endereço. Caso você seja “pego” pelo leiturista e não tiver nenhum projeto de regularização validado, pode acabar sendo interpretado como “gato”, ou seja, roubo de energia, passível as medidas cabíveis de cada concessionária, normalmente uma multa do consumo médio vezes 12, ou seja, durante um ano.

Medidor digital
E quando a mesma situação ocorre no medidor digital, as consequências chegam a ser complicadas, também. Alguns medidores não computam absolutamente nada, e quanto aos medidores que computam, não estão programados para interpretar créditos e apenas registrão a geração como débito, ao invés de economizar, o cliente paga a mais, e caso descoberto as consequências acabam sendo iguais ao ítem acima.

E se eu implementar o sistema abaixo do meu consumo?
Primeiro, que ele não gerará créditos, e caso você esteja viajando, existe a possibilidade de injetar energia na rede em algum momento, podendo causar danos para uma possível equipe de manutenção da concessionária, ou até mesmo óbito, se o inversor não conter as devidas proteções

E se eu quiser ser autossuficiente com um sistema Off Grid?

Primeiramente vale ressaltar que para você abastecer o menor consumo de energia, você precisa de um banco de baterias, sim, várias baterias, não uma só. Muitas pessoas procuram por bateria automotiva, que normalmente é mais barata, mas o ideal para sistema fotovoltaico são as baterias estacionárias, que são muito mais caras. 

Aí entramos em outra questão, periodicamente é necessário a troca dessas baterias, uma manutenção considerável. Enquanto que no sistema OnGrid a manutenção basicamente é limpeza dos módulos. Portanto, não se iluda que está economizando a curto prazo, pois a conta chega no longo prazo.

E a solução? 
A Solução recente para o estilo de autoconsumo foi o Grid Zero, que surgiu em outros países, os que tem muita geração e precisavam desafogar a rede. Logo os países precisavam restringir a geração em algumas horas do dia, já a nossa situação no Brasil é completamente diferente, pois não precisamos desafogar a matriz energética, muito pelo contrário, mas podemos utilizar essa tecnologia do grid zero para esses clientes que temem a instabilidade normativa. 

Mas como isso funciona? Bom, basicamente a solução que temos hoje é o Growatt Grid zero, com um gestor de energia. Ele consegue metrificar a energia produzida, a energia consumida momentaneamente e a energia exportada para a rede, se equalizando sempre com a carga e nunca gerando excedentes. Não é ótimo? 

Para entender melhor as vantagens de um sistema OnGrid regularizado, tenha uma conta de energia em mãos, faça um cadastro em nosso site rapidinho e marque sua reunião com um de nossos vendedores, muito obrigado e até a próxima!

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas.