Ensolare - Energia Solar

Aguarde, carregando...

Módulos fotovoltaicos e eficiência

Módulos fotovoltaicos e eficiência
Leonardo  Ribas
Por: Leonardo Ribas
Dia 18/09/2020 16h45

Diferenças entre os módulos fotovoltaicos Monocristalino, Policristalino e Filme Fino(Thin Film).

Os módulos fotovoltaicos simplesmente são junções de 2 ou mais células fotovoltaicas, dentre os tratamentos de silício os mais comuns utilizados são os Mono e Poli Cristalinos.

A principal diferença dos dois se dá no quesito eficiência, não é 100% da irradiação solar que é convertida em energia elétrica, longe disso, a eficiência dos módulos varia comercialmente entre 16-20%.

Os módulos monocristalinos tem como principal característica serem arredondados em suas 4 extremidades, e ter uma eficiência maior, o que simplesmente significa que ele gera mais energia na mesma metragem quadrada, presente normalmente em módulos de 400W para cima. Sua eficiência média é de 15-22%

Os módulos Policristalinos tem uma eficiência menor do que o monocristalinos, portanto, com a mesma metragem quadrada, emite menos energia, normalmente presentes nos módulos de 330-380W. Sua eficiência média é de 13-17%. Consequentemente, os módulos policristalinos são mais baratos, e mais usados.

As de filme fino, ou amorfo são encontradas até nas calculadoras antigas, a eficiência é consideravelmente menor, precisa se de muito mais célula para baterem a mesma potência das anteriores, portanto, são pouco usuais, variando de 7-13% de eficiência.

Módulos fotovoltaicos e eficiência

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas.